Cota de Capital é um valor financeiro que deve ser integralizado para associar-se a uma cooperativa. Afinal, uma cooperativa é, antes de tudo, uma associação de pessoas com interesses comuns (todos são sócios do negócio). E essa associação pressupõe a participação econômica, iniciada pela integralização de uma ou mais cotas-partes da cooperativa.

Ou seja, adquirir cotas de capital poderia ser comparado à aquisição de ações em uma empresa comum, só que, em uma cooperativa, o objetivo não é o lucro de alguns acionistas (já que todos são sócios) e além disso, todos os associados continuam a ter os mesmos direitos e deveres (independente do seu capital).

Entenda melhor o assunto e as vantagens das cotas-parte:

– Como funcionam as cotas de capital em uma cooperativa?

Para ter acesso aos produtos e serviços de uma cooperativa, é preciso associar-se, adquirindo uma ou mais cotas-parte. E isso pode representar muitos benefícios.

Em uma cooperativa financeira, por exemplo, para ter acesso a linhas de crédito, aplicações e outros, é preciso, antes, associar-se e integralizar suas cotas-parte. Mas depois disso feito – além de ter acesso a taxas bem menores do que as cobradas por um banco comum, quanto mais você operar com a cooperativa, mais pode ganhar.

Afinal, como as cooperativas são instituições sem fins lucrativos, quando há sobras nos resultados, elas retornam para os associados, conforme suas participações. Aí está uma das vantagens de adquirir cotas-parte.

– Quais as vantagens de adquirir cotas-parte em uma cooperativa?

. Associar-se e ter acesso a produtos e serviços.

Adquirindo cotas-parte, é possível associar-se e ter acesso aos produtos e serviços da cooperativa, os quais costumam apresentar boas vantagens se comparados aos similares do mercado.

. Investir no que é seu.

Sendo um dos associados da cooperativa, adquirir cotas-parte significa investir em um negócio que também é seu. Afinal, se com a cooperativa você tem acesso a bens e serviços com mais vantagens, investir nisso pode ajudar a garantir a continuidade da instituição e de seus benefícios.

Quanto mais os cooperados investem na cooperativa, mais forte fica a instituição, podendo oferecer produtos e serviços cada vez mais competitivos.

– Concluindo

Juntas, as cotas-parte de todos os associados compõem o Capital Social da cooperativa. Ou seja, são as cotas-parte que permitem à cooperativa continuar operando e oferecendo produtos e serviços com melhores condições aos seus associados.

Assim, investir na aquisição de cotas-parte é investir no futuro da cooperativa e na continuidade de seus benefícios. E cooperando, a gente sempre vai mais longe.

Dúvidas? Entre em contato conosco:

*/